IDENTIFICAÇÃO
Escola Municipal Profª Iracema Maria Vicente
Professor: Meriely Lopes Alves da Nóbrega
Ano de atuação: 1º ano
Tempo de duração: 2° Bimestre (2009)
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM:
AA1, AA2, AA3, AA4 e AA5.
TEMÁTICA DE ESTUDO:
Eu no mundo
PROBLEMATIZAÇÃO:
Atividade disparadora:
Apresentar aos alunos o texto abaixo:
SEU CORPO FALA!
SENTE FOME, TEM SEDE.
SENTE FRIO, CALOR E DOR.
SALTA, PULA, DANÇA E PENSA.
PRODUZ E ELIMINA SUBSTÂNCIAS
AR ENTRA E SAI.
CORAÇÃO PULSA, SANGUE CORRE.
VOCÊ JÁ PAROU PARA SENTIR SEU CORPO?
E PARA PENSAR QUANTA COISA DIFERENTE ACONTECE DENTRO DELE?
Após realizar leitura coletiva e refletir sobre as partes do corpo que aparecem no texto, vamos pensar: Como
sentimos e percebemos o mundo através do funcionamento do nosso corpo?
CONTEÚDO:
GEOGRAFIA:
Meu papel na construção do espaço.
Espaço natural e construído.
Espaço doméstico (casa, rua, bairro).
Sala de aula.
HISTÓRIA:
Cada criança tem uma história
Eu e minha família
Linha do tempo.
LÍNGUA PORTUGUESA:
Textos epistolares: bilhetes, convites, avisos e recados.
Textos informativos: Gráficos e tabelas.
Textos jornalísticos: notícias, entrevistas, classificados.
Relação fonema/grafema.
Estudo do Nome e sobrenome.
Estratégias de leitura.
Segmentação.
Análise de Rimas.
Produção e expressão oral
Escrita convencional e não convencional.
Produção de listas.
Constituição alfabética de palavras,
Convencionalidades do sistema de escrita (linearidade, orientação: esquerda e direita).
Uso das linguagens e suas modalidades (oral e escrita).
Construção de frases
CIÊNCIAS: Fases da vida
Órgãos dos sentidos
Hábitos de higiene.
Prevenção de acidentes domésticos
Cuidados com a ingestão de remédios.
MATEMÁTICA:
Contagem e registro de quantidade.
Situações-problema, envolvendo as idéias da adição e subtração.
Medida de tempo: calendário, dia e noite.
Tabela simples, listas e gráficos de barras.
Formas geométricas planas, círculos, quadrados e retângulos.
Localização espacial.
OBJETIVO GERAL
Conhecer o corpo, os sentidos e suas funções reconhecendo sua importância na identificação das características ambientais, bem como compreender por meio de pesquisa e análises de imagens as fases do crescimento pelas quais vem passando, relatando como se alimentava, como se vestia e como se locomovia em cada uma dessas fases.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Análise - analisar sua própria escrita e a do outro.
Análise - compor e decompor palavras significativas utilizando as letras móveis.
Análise - identificar as características dos gêneros: conto (personagem, fato, tempo, e espaço), histórias em quadrinhos (onomatopéias, balões e traços de movimento), bilhete (destinatário, vocativo, assunto, despedida e assinatura) e texto poético (ritmo, rima, versos, estrofes e disposição gráfica), linguagem verbal e não verbal.
Análise - relação fonema/grafema (valor posicional e funcional da letra na palavra).
Análise - relacionar a leitura oral com a escrita das palavras.
Análise - segmentar adequadamente.
Compreender que as histórias de vida são diferentes.
Conhecer e valorizar as regras de convívio no ambiente familiar e escolar.
Construir a concepção de família e suas diferenças.
Contar elementos em diferentes situações.
Desenvolver atitudes de cuidados com o corpo, a boca, a mente e do ambiente em que está inserido.
Desenvolver atitudes de observação e investigação.
Diferenciar noções de proporção, lateralidade, localização, representação e interpretação do espaço.
Escrita - escrever listas de palavras e títulos estabelecendo a relação letra/som.
Escrita - escrever o seu nome completo.
Escrita - escrever palavras e textos, ainda que de forma não convencional.
Escrita - reescrever textos diversos: individual e coletivamente.
Escrita - segmentar adequadamente.
Evidenciar as fases da vida.
Identificar as características do corpo humano: suas partes e funções básica.
Identificar e relacionar quantidades em situações lúdicas e de vida prática.
Investigar fatos de infância da época de seus pais e avós.
Investigar fatos ocorridos em sua vida para conhecer sua história.
Leitura - compreender os textos lidos pelo professor.
Leitura - ler diferentes textos ainda que não o faça de maneira convencional.
Leitura - ler listas, parlendas, poemas e quadrinhas.
Leitura - localizar informação com o auxílio de materiais diversos: imagem, quadrinhos, fotos, tabelas, gráficos e outros.
Leitura - localizar informações explícitas em textos diversos (contos, histórias em quadrinhos, bilhetes, poemas, receitas e outros).
Leitura - localizar informações explícitas em textos diversos (contos, histórias em quadrinhos, bilhetes,
Leitura - reconhecer a finalidade dos gêneros: contos, histórias em quadrinhos, bilhetes, poemas, receitas e outros.
Leitura - utilizar diferentes estratégias de leitura.
Oralidade - representar oralmente histórias ouvidas.
Oralidade - saber ouvir e falar.
Oralidade - transmitir recados.
Perceber a necessidade de cuidados com a ingestão de remédios.
Perceber a relação do "eu" com os sujeitos sociais de convívio.
Perceber as regras que organizam as atividades no dia-a-dia domiciliar e escolar (sinal de entrada, saída, recreio entre outros).
Perceber como o “eu” é fundamental no processo histórico.
Perceber o espaço ocupado por ele e pelo outro.
Reconhecer e ler os números naturais.
Resolver problemas expressos de diversas formas utilizando as noções de tabelas e gráficos.
Resolver problemas expressos por situações orais, textos e representações matemáticas.
Resolver situações-problema envolvendo a ideia da adição com números naturais. (priorizar).
Resolver situações-problema envolvendo a ideia da subtração com números naturais. (priorizar).
Situar objetos num determinado espaço.
Utilizar noções de números em situações cotidianas.
Utilizar o calendário para estabelecer relações de tempo.
Utilizar os órgãos dos sentidos para perceber a si mesmo e o mundo que o rodeia.
Utilizar variadas formas de expressão das observações: oral, escrita ou representações com materiais diversos.
METODOLOGIAS E SUAS TECNOLOGIAS
Ler textos de diferentes gêneros textuais;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Realizar atividades diárias de higiene;
Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
Identificar todas as partes do corpo através de atividades de investigação, leitura, música, jogos e dinâmicas;
Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
Realizar conversas, debates e entrevistas
Resolver situações-problemas envolvendo conceitos matemáticos;
Realizar pesquisas e coletas de dados para montagem de gráficos e tabelas;
Desenvovler registros escritos a partir da análise de filmes;
Utilizar o livro "As Três Partes", para trabalhar as formas geoméstricas;
Confeccionar cartazes e painéis com figuras recortadas e desenhadas pelos alunos.
Apresentações orais e escritas das pesquisas realizadas quanto aos órgãos dos sentidos.
Trabalhos com músicas (fazer interpretações de forma oral, gestos, escrita e desenhos);
Rodas de leitura e conversa analisando textos lidos pela professora;
Pesquisa e análise de imagens, que representam as fases da vida;
Resolver atividades envolvendo cruzadinhas, caça-palavras, bingo, palavras lacunadas para desenvolvimento da leitura e da escrita;
Produzir listas, frases e textos individuais e coletivos;
Desenvolver atividades de recorte e colagem para montagem de painéis, estudando espaços, naturais e construídos;
Construção da linha do tempo, com a contribuição dos familiares dos alunos;
Realizar visitas à Biblioteca para contação de histórias e pesquisas;
Resolver atividades no ambiente virtual utilizando fermentas como Word, PowerPoint, Softwares e Flash, buscando desenvolver a leitura e a escrita, a análise do calendário, dia e noite e localização espacial.
Desenvolver atividades lúdicas com jogos, brincadeiras e cantigas de roda, organizando os alunos com diferentes estratégias (individual, em grupos, em círculo, sentados no chão ou na cadeira).
Propor resolução de problemas matemáticos utilizando materiais concretos como tampinhas de garrafa, palitos, canudos entre outros.
PROCESSO AVALIATIVO
A avaliação será realizada através da observação, considerando as atitudes e comportamentos dos alunos, bem como seu interesse e participação.
Registrar os aspectos observados em planilha e caderno de registros. Aplicar Avalição Diagnóstica ao final do Bimestre, buscando respaldar dados observados e registrados na planilha.
FONTES DE PESQUISA
Álbuns do picasa;
Blog_ Cantinho da Prof. Mériely
Livros didáticos e paradidáticos da Biblioteca da Escola;
Internet (http://www.sol.eti.br, www.smartkids.com.br; www.canalkids.com.br)
IntegraEduca - Sistema Integrado de Gestão Pedagógica - Campo Grande, MS
1 comentários:
muito legal!mas eu queria saber o q tem dentro desses exemplos do genero epistolar
Postar um comentário