MENSAGEM PRA VOCÊ!!!

1 de mai. de 2009

Projeto com Contos De Fadas: "Era uma vez... Bruxas e Fadas"




APRESENTAÇÃO

Ao longo dos anos, muito vem se falando da importância da formação do leitor, mas pouco se tem feito no sentido de instrumentalizar pais e professores, no que diz respeito ao desenvolvimento do gosto pela leitura. Visto que o ato de ler não visa só a formação acadêmica da criança, mas a sua formação como cidadã, trabalhar com formação do leitor passa inevitavelmente pela leitura de livros, de imagens e do seu cotidiano com seu acervo cultural, que lhe dará visão de mundo.
Desde pequena, a criança escuta histórias narradas por sua mãe, seu pai ou seus familiares mais próximos. Os contos de fadas, as fábulas, as histórias bíblicas, os poemas, as anedotas ou até as histórias inventadas pelos seus pais carregam o poder de encantar e deslumbrar a todos os que os ouvem.
É ouvindo que podemos sentir emoções importantes na vida, como: tristeza, raiva, irritação, medo, alegria, segurança, insegurança, irritação, bem-estar, pavor, tranqüilidade, liberdade, entre muitas outras sensações. Daí a importância de se selecionar livros de literatura infantil que desenvolvam na criança o senso crítico, construindo-se um ser independente, com uma visão de mundo voltada à situação real. De acordo com COELHO, a literatura infantil é responsável pela “formação de uma nova mentalidade”.
Toda criança que lê e tem acesso a livros tem maior facilidade em aprender e conhecer o mundo; a leitura facilita a compreensão dos conteúdos estabelecidos, traz benefícios para toda a comunidade escolar, pois quanto maior for o entendimento e conhecimento, mais poderá o professor avançar e aguçar a curiosidade dos alunos, para que busquem as suas respostas nos livros, utilizando-os como instrumentos de pesquisa

JUSTIFICATIVA

A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas. Lê-se para entender e conhecer, para sonhar, viajar na imaginação, por prazer ou curiosidade; Lê-se para questionar e resolver problemas. O indivíduo que lê participa de forma efetiva na construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano na sua totalidade. Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Vê-se então que o Projeto Era uma vez... Bruxas e Fadas vem de encontro com o anseio dos alunos em obter o domínio da habilidade de leitura proficiente garantindo o exercício de cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social.
A leitura possui um caráter formativo e instrumental, isto é, ela serve para nos aprimorarmos quanto pessoas e serve também para aprimorarmos o nosso desempenho em inúmeras atividades que realizamos em nossa vida social, acadêmica e profissional. Através da leitura testamos os nossos valores e experiências com as dos outros. Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e que a escola possui um papel importante no desenvolvimento do hábito da leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto: ERA UMA VEZ... BRUXAS E FADAS.

PROBLEMATIZAÇÃO

ATIVIDADE DISPARADORA:

Filme “Branca de Neve” – Walt Disney
Discussão sobre os fatos e personagens presentes no filma, para levantamento dos conhecimentos prévios, quanto aos contos de fadas.
O filme Branca de Neve é um conto de fada?
Que seres fantásticos aparecem no filme?
Há castelos? Bruxas? Fadas?
Quem salva Branca de Neve?
Que outros contos de fada você conhece?

PROBLEMATIZAÇÃO:
Sabemos que nem todos os contos de fada têm fadas.
Então, por que são chamados assim?

CONTEÚDOS

Produção e expressão oral.
Relato pessoal.
Conversas formais e informais.
Unidades sonoras da língua, letra, sílaba e palavra.
Nome próprio.
Contos.
Estratégias de leitura.
Apropriação da base alfabética.
Leitura compartilhada de textos narrativos e informativos.
Escrita convencional e não convencional.
Cada criança tem sua história – eu e minha família.
Elementos naturais e culturais do espaço de vivência.
Registro de quantidades, situações-problemas envolvendo adição e subtração, gráficos e tabelas simples.
Comparação de características e comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições do ambiente.

OBJETIVOS E METAS

OBJETIVO GERAL

A leitura é um ato que de tal modo faz parte de nosso dia-a-dia que acabamos acreditando ser algo "natural", "sempre igual" e que não necessitaria de qualquer problematização ou reflexão. Mas quando trabalhamos de forma lúdica, colorida e com imagens com os nossos alunos que estão iniciando a prática de leitura, despertamos o interesse, o conhecimento, a opinião ao mundo das letrinhas.
Assim, o objetivo deste projeto é desenvolver momentos onde o aluno e seu professor, terão acesso a "belos contos de fadas". Propiciando assim, de forma lúdica e dinâmica, experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento.

OBJETIVOS CONCEITUAIS:

 Conhecer a vida de escritores de contos infantis como, Hans Christian Andersen e Irmãos Grimm;
 Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
 Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
 Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
 Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.

OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:

 Ampliar as possibilidades de movimentos;
 Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
 Desenvolver a linguagem oral;
 Ler, ainda que de forma não convencional;
 Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;
 Descrever cenários e personagens;
 Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
 Identificar títulos de histórias conhecidas;
 Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
 Produzir textos, tendo o professor como escriba.

OBJETIVOS ATITUDINAIS:

 Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
 Sistematizar situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
 Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;
 Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
 Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos;
 Aprender valores;
 Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

METAS

Partindo dos objetivos propostos, temos as seguintes Metas a serem alcançadas:
 Incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação;
 Considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos;

METODOLOGIA E SUAS TECNOLOGIAS


O projeto será desenvolvido através das seguintes ações:

 Leitura de contos de fadas e histórias infantis;
 Desenvolver atividades diversas utilizando diferentes recursos tecnológicos, como o Notebook e o Data Show;
 Criar situações de fantasia e encantamento utilizando o ambiente virtual;
 Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
 Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
 Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
 Conto das histórias com o tapete em ambientes fora da sala de aula;
 Ouvir histórias utilizando data show, cd mp3 entre outros recursos;
 Músicas e brincadeiras;
 Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
 Apreciação da leitura feita pela professora;
 Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.
 Atividades diversas como: pintura, desenho, recorte colagem, confecção de fantoches (personagem das histórias contadas), dobradura e outros;
 Fazer rodinha com as crianças para discutir, trocar idéias sobre fatos e acontecimentos da história que acabou de ser contada;
 Confecções de livros;
 Confecções de um castelo utilizando materiais recicláveis como caixa de leite e garrafa pet;
 Leitura individual;
 Leitura em grupo;
 Leitura silenciosa;
ANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS, OBSERVANDO:
 Estrutura textual (narrativa), começo, fato complicado, auge do problema e desfecho (final);
 Temporalidade;
 Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
 Descrição de cenários e personagens;
 Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
 Resolução de conflitos, levando a um final feliz;
 Presença de elementos fantásticos (bruxa, fadas, anões, magos, gigantes...);
 Listar oralmente as histórias preferidas;
 Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
 Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;
 Elaborar um novo final, diferente do original;
 Analisar as características das personagens na história.

DRAMATIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS, OBSERVANDO:
 Expressões faciais;
 Criatividade;
 Vocabulário;
 Narração;
 Movimentos espontâneos e programados;
 Postura e encenação;
 Colocação de voz.

SAINDO DO AMBIENTE “MESA E CADEIRA”

Durante as rodas de leitura, levar os alunos para a área externa da escola, possibilitando aos alunos, fazerem leitura deitado, sentado na grama ou em um tapete, proporcionando uma aula diferenciada em ambiente agradável.

Sacola Era Uma Vez... e Mala Viajante
O desenvolvimento do Projeto contará ainda com os recursos da Sacola Era Uma Vez, onde um aluno sorteado leva a sacolinha para casa. Dentro da sacolinha há um livro de história e um caderno de registro. Com ajuda de um adulto, o aluno deverá realizar a leitura do livro e registrar ao seu modo o que foi lido. E ainda, a Mala Viajante que percorrerá as demais salas de aula de escola, buscando contribuições para o desenvolvimento do Projeto. Estas contribuições poderão ser: objetos, desenhos, notícias, figuras, livros, adesivos, filmes entre outros, de acordo com imaginação...
Vale lembrar que a sala que receber a mala viajante será avisada com antecedência para trazer sua contribuição.

ATIVIDADES DIVERSAS:

Contar e explorar muitas histórias como: João e Maria, Chapeuzinho vermelho, Cinderela, O gato de botas, A Bela Adormecida, Branca de Neve, o Patinho Feio e muitas outras. Apresentar as histórias para os alunos através do livro, do teatro de fantoches de mão ou de vara, da TV e DVD, internet, data Show etc.
•Produzir listas coletivas e individuais de palavras relacionadas à temática.
•Realizar pesquisas em livros da Biblioteca e na internet por meio de sites pré – selecionados pela professora.
•Produzir com as crianças livros infantis dos quais elas deverão participar da construção e ilustração.
•Realizar trabalhos na sala de aula explorando as estórias com muito dinamismo e criatividade.
•Assistir filmes que destacam castelos, bruxas, reis e rainhas.
•Confeccionar um castelo utilizando caixas de leite e garrafa pet.
•Culminância: expor os materiais produzidos durante o projeto e promover banquete e baile real.

AVALIAÇÃO

É imprescindível enxergar com novos olhos o verdadeiro, o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, conseqüentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
Observar nos alunos e registrar em relatórios e planilhas os seguintes aspectos: interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade.

RECURSOS

Notebook, internet;
TV, DVD, Data Show;
CD de histórias;
Tapetes;
Fantoches de diversos tipos;
TNT;
Cenário para apresentação de fantoches;
Lápis de cor, giz de cera, sulfite, canson, papéis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
Livros de contos de fadas e histórias infantis.
Materiais recicláveis entre outros.

36 comentários:

Anônimo disse...

Bom, sou professora de Jardim I e também estou fazendo um projeto sobre leitura com os meus alunos e quero lhe agradecer por estar oportunizando a construção do mesmo, pois através do seu projeto pude tirar idéias para o meu.

Obrigada!
Profª Carla
Angra dos Reis

célia disse...

amiga,achei o sue boog realmente vc é demais.bjs te admiro muito como pessoa é como profª

amiga ame seu proxómo mesmo que ele te deseja o mal.por quê nós somos muito fffffffffffffffffeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeelllllllllllllliiiiiiiiizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.

Anônimo disse...

sou professora do ensino fundamental e estou pesquisando sobre proj. de contos de fada, amei o seu é dezzzzz!!!parabens!!!!

Alzira Moura Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

VOCÊ É UM ANJO QUE CAIU DO CÉU, NA EMEI ONDE TRABALHO VAMOS TRABALHAR COM ESSE TEMA, E VENDO O SEU BLOG FOI MARAVILHOSO, TEMOS QUE PARTIR DE ALGUM LUGAR E SINCERAMENTE O PESSOAL ESTAVA MEIO SEM IDEIAS, AGRADEÇO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO BEIJOS TUDO DE BOM

Anônimo disse...

Sou professora do EFI, tembém fiz o projeto Bruxas, e gostei muito do seu . Parabéns!

Cláudia
Cruzeiro -SP

Anônimo disse...

COMO É BOM SABER QUE EXISTEM PESSOAS QUE ESTAO EM OUTROS LUGARES E TRABALHAM COM PROJETOS TAO PROXIMO AOS NOSSOS!!!!VALEU SEU TRABALHO É OTIMO!!!!

QUE BOM MEU BOMBOM VOCE ALEGROU O MEU PROJETO!!!!RSRSRSRSR

Anônimo disse...

Oi,
Achei seu blog lindo e muito instrutivo
Estou tentando fazer um, mas to quase analfbeta digital, se puder passar alguma dica, fico grata
Bjos

gillmonteiro@yahoo.com.br disse...

Oi,
Achei seu blog lindo e muito instrutivo
Estou tentando fazer um, mas to quase analfbeta digital, se puder passar alguma dica, fico grata
Bjos

cantinho da arte disse...

sou professora do ensino fundamental e infantil , adorei seu blog e me ajudou bastante no meu projeto de contos de fada. muuuuuito obrigada.Bjs

Anônimo disse...

Adorei seu blog e o projeto: este ano também inciei um projeto parecido e gostaria de ver o resultado final do livro gigante Bruxa, Bruxa venha a minha festa. Se vc pudesse nos presentear com ele em seu blog.

bjos Eli

Anônimo disse...

Adorei seu blog e o projeto. Este ano estou trabalhando num projeto parecido. Gostaria de ver como ficou o livro gigante Bruxa Bruxa venha...Se vc pudesse nos presentear com ele aqui em seu blogg.

Eli

Anônimo disse...

Parabéns Professora Mériely...Que projeto maravilhos,diferente,criativo! È de pessoas como vc q faz da educação um verdadeiro sucesso! Sou professora de segundo ano e tbm estou desenvolvendo um projeto semelhante e estou espelhando-me mto no seu! Um abço! Deus te abençoe mto e continue sempre assim !!! Professora Giselli Mendonça Borraz.Pr

Anônimo disse...

que incrível estou trabalhando em sala esse projeto eque coincidência tem o mesmo nome que oseu achei muito interessante e criativo.

fatima disse...

pabéns pelo trabalho
abçs
Fátima

Anônimo disse...

parabÈns seu trabalho é maravilhoso....

Anônimo disse...

Amei!
Fiquei com dúvida como você fez o caderno de registro.
O que contem nele?
São perguntas padrões?
Nome do livrinho
autor
editora
As crianças do primeiro ano no início do ano algumas ainda não dominam a leitura, são os pais que registram?

Ana Maria, Liz, Luciane, Lucimar, Mariellen, Rosangela e Roque disse...

muiitoo bommm!

parabensss vouu aproveiitar muitoo suass idéias!
bjoss!

LIZ.

Anônimo disse...

Eu ameeeeeeeeeeeeeeei este trabalho. parabéns!

italuciene disse...

Sou professora de Educação Infatil e também estou elaborando um Projeto de Conto de Fadas e atraves do seu projeto tive a oportunidada de enriquecer o meu projeto.
AMEI!

Anônimo disse...

Adorei!!!!
Andrea Dantas

Anônimo disse...

Gosto muito de alfabetizar e acho muito interessante suas idéias de sobre leitura

Anônimo disse...

Cléa
Gostei muito do seu projeto interessante a abrangente. Parabéns!

Anônimo disse...

Adorei este trabalho,eu estava sem noção de como trabalhar! sem contar que posso relembrar meu tempo de infancia

Anônimo disse...

AMEI SEU PROJETO,QUERO TRABALHAR ESSE ANO DE 2012 COM MEU ALUNOS DO jardim 2.
GOSTARIA DE SABER COMO FAZ O CASTELO COM A CAIXA DE LEITE.
TEM FOTOS?
MANDA PRA MIM POR FAVOR,GOSTEI MUITO.
OBRIGADA.NIKA
nikasabia@hotmail.com

Anônimo disse...

Parabéns pela criatividade de seu projeto.
Pri

Escola disse...

SOU COORDENADORA PEDAGÓGICA DEUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO INTERIOR DO PARÁ E ADOREI SEU PROJETO DE LEITURA. QUERO TE PARABENIZAR PELOS DETALHES E AS METODOLOGIAS UTILIZADAS. AMEI...

Escola disse...

Adorei seu projeto de leitura... voce é muito criativa. parabéns!

Anônimo disse...

Sou professora de Educação Infantil e adorei seu projeto.
Parabéns por proporcionar a todos a satisfação de compatilhar com você esta realização!!!

Anônimo disse...

Sou professora de Educação Infantil e adorei seu projeto.
Parabéns pois achei seu site e me ajudou a produzir um relatório para um curso de formação com este tema. foi uma satisfação de compatilhar com você esta realização!!!

Arlete 11/06/2012

Anônimo disse...

Olá colega amei o projeto vou ler e tirar algumas ideias. Obgd.

Anônimo disse...

Obrigada por compartilhar suas ideias conosco!

Anônimo disse...

Os bons profissionais da educação não retêm informação e conhecimento. Obrigada por dividir suas ideias com outras profissionais!

Anônimo disse...

Adorei seu trabalho , tenho a "Hora do Conto ' com as Séries Iniciais do Ensino Fundamental e , confesso que estou utilizando várias das suas idéias para enriquecer meu projeto.
Gostei da iniciativa de repassar para colegas..
.obrigada

eliandra disse...

Amei o blog! Parabéns!
Professora: Eliandra

yanmaneee disse...

hermes belt
adidas tubular shadow
ferragamo belts
air max 2018
nike air vapormax
coach outlet store online
longchamp
christian louboutin outlet
louboutin shoes uk
off white shoes