MENSAGEM PRA VOCÊ!!!

21 de ago de 2009

Prática Pedagógica no processo de alfabetização


Mudanças de metodologias e paradigmas do âmbito escolar, nos faz perceber, a importância de repensar o fazer em sala de aula.
Ao ingressar na educação profissionalmente, muitas vezes desenvolvemos um trabalho baseado na memorização, descontextualizado, e principalmente, sem embasamento teórico. Isto porque inconscientemente, somos executores de uma educação “bancária”, como diz Paulo Freire:
Nela o educador aparece como seu indiscutível agente, como o seu real sujeito, cuja tarefa indeclinável é “encher” os educandos dos conteúdos de sua narração. Conteúdos que são retalhos da realidade desconectados da totalidade em que se engendram e em cuja visão ganharia significação. (1987 p. 33)

No entanto, as mudanças e transformações de idéias e práticas pedagógicas, nos levam a adquirir novas posturas.
Rojas nos mostra a importância desta mudança, quando diz:
Nós professores, estamos como que assutados e a o mesmo tempo atropelados pelo contexto de modernidade deste final de século. Não há mais tempo. Este escorrega pelos vãos dos dedos, como grãos de areia quando apertados por entre as mãos. Ou buscamos mudanças ou ficamos à berlinda do processo. (2000, p. 80)

0 comentários: