“ É na inconclusão do ser, que se sabe como tal, que se funda a educação como processo permanente. Mulheres e homens se tornaram educáveis na medida em que se reconhecem inacabados.” Paulo Freire
Os jovens e adultos têm procurado a escola com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida, para conquistar as condições necessárias ao perfil exigido no mercado de trabalho. Entretanto, constata-se que esse interesse não é suficiente para a permanência dos alunos na escola.
Neste sentido, convidamos os professores para uma reflexão sobre a evasão escolar da Educação de Jovens e Adultos, sem perder de vista os fatores sociais e econômicos que envolvem essa clientela e que contribuem decisivamente para a exclusão social.
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos precisam saber qual é a função social da escola e as
conseqüências positivas quando a aprendizagem acontece sistematicamente, melhorando o desempenho
profissional, elevando a auto-estima e ampliando a sua competência leitora.
Valorizar o letramento, instituindo as práticas sociais como referência para uma proposta pedagógica significativa, inserindo a temática social e cultural, as questões étnicas e de gênero, a globalização e a
profissão, possibilita, via de regra, a inclusão dos adultos como atores e agentes da sua aprendizagem, conseqüentemente, favorecendo a redução dos atuais índices de evasão das escolas municipais.
É sabido que a Educação de Jovens e Adultos tem tido avanços, principalmente no que diz respeito ao
reconhecimento do direito dos jovens e adultos e o dever do município em oferecer educação para a
população não escolarizada. Hoje já se reconhece que o campo de atuação desse segmento incorpora tanto as perspectivas da educação popular e as lutas sociais __ tais como direito ao trabalho, moradia, transporte e emprego__ quanto às manifestações sócio-culturais que caracterizam as diversas comunidades que configuram a etnografia da cidade do Salvador.
Transformar a escola num espaço agregador das práticas sociais , inspirada na concepção de educação com
qualidade social, fortalece os processos educativos voltados para a Educação de Jovens e Adultos como
segmento que reafirma o direito dos jovens e adultos a compartilhar com os educadores da gestão do ensino como princípio norteador à formação para o exercício da cidadania.
PARA LER MAIS: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-cenap/publicacoes/reflexoes%20sobre%20a%20evasao%20escolar%20da%20eja.pdf
17 de set. de 2011
13 de set. de 2011
4 de set. de 2011
7 DE SETEMBRO DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência. D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.
Este texto foi retirado do site smartikids.
Para ler mais, clique no link: SMARTIKIDS
Confira as melhores mensagens de Dia da independência:
[red]***[/red]http://animado.org/recados-orkut/dia_da_independencia[red]***[/red]
Marcadores:
DATAS COMEMORATIVAS
Assinar:
Postagens (Atom)