MENSAGEM PRA VOCÊ!!!

17 de set. de 2011

REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

“ É na inconclusão do ser, que se sabe como tal, que se funda a educação como processo permanente. Mulheres e homens se tornaram educáveis na medida em que se reconhecem inacabados.” Paulo Freire
 
Os jovens e adultos têm procurado a escola com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida, para conquistar as condições necessárias ao perfil exigido no mercado de trabalho. Entretanto, constata-se que esse interesse não é suficiente para a permanência dos alunos na escola.

Neste sentido, convidamos os professores para uma reflexão sobre a evasão escolar da Educação de Jovens e Adultos, sem perder de vista os fatores sociais e econômicos que envolvem essa clientela e que contribuem  decisivamente para a exclusão social.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos precisam saber qual é a função social da escola e as
 conseqüências positivas quando a aprendizagem acontece sistematicamente, melhorando o desempenho
 profissional, elevando a auto-estima e ampliando a sua competência leitora.

Valorizar o letramento, instituindo as práticas sociais como referência para uma proposta pedagógica significativa, inserindo a temática social e cultural, as questões étnicas e de gênero, a globalização e a
 profissão, possibilita, via de regra, a inclusão dos adultos como atores e agentes da sua aprendizagem, conseqüentemente, favorecendo a redução dos atuais índices de evasão das escolas municipais.

É sabido que a Educação de Jovens e Adultos tem tido avanços, principalmente no que diz respeito ao
reconhecimento do direito dos jovens e adultos e o dever do município em oferecer educação para a
 população não escolarizada. Hoje já se reconhece que o campo de atuação desse segmento incorpora tanto as perspectivas da educação popular e as lutas sociais __ tais como direito ao trabalho, moradia, transporte e emprego__ quanto às manifestações sócio-culturais que caracterizam as diversas comunidades que configuram a etnografia da cidade do Salvador.

Transformar a escola num espaço agregador das práticas sociais , inspirada na concepção de educação com
 qualidade social, fortalece os processos educativos voltados para a Educação de Jovens e Adultos como
 segmento que reafirma o direito dos jovens e adultos a compartilhar com os educadores da gestão do ensino como princípio norteador à formação para o exercício da cidadania.

PARA LER MAIS: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-cenap/publicacoes/reflexoes%20sobre%20a%20evasao%20escolar%20da%20eja.pdf

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