MENSAGEM PRA VOCÊ!!!

6 de out. de 2011

PLANEJAMENTO COMPARTILHADO

17 de set. de 2011

REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

“ É na inconclusão do ser, que se sabe como tal, que se funda a educação como processo permanente. Mulheres e homens se tornaram educáveis na medida em que se reconhecem inacabados.” Paulo Freire
 
Os jovens e adultos têm procurado a escola com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida, para conquistar as condições necessárias ao perfil exigido no mercado de trabalho. Entretanto, constata-se que esse interesse não é suficiente para a permanência dos alunos na escola.

Neste sentido, convidamos os professores para uma reflexão sobre a evasão escolar da Educação de Jovens e Adultos, sem perder de vista os fatores sociais e econômicos que envolvem essa clientela e que contribuem  decisivamente para a exclusão social.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos precisam saber qual é a função social da escola e as
 conseqüências positivas quando a aprendizagem acontece sistematicamente, melhorando o desempenho
 profissional, elevando a auto-estima e ampliando a sua competência leitora.

Valorizar o letramento, instituindo as práticas sociais como referência para uma proposta pedagógica significativa, inserindo a temática social e cultural, as questões étnicas e de gênero, a globalização e a
 profissão, possibilita, via de regra, a inclusão dos adultos como atores e agentes da sua aprendizagem, conseqüentemente, favorecendo a redução dos atuais índices de evasão das escolas municipais.

É sabido que a Educação de Jovens e Adultos tem tido avanços, principalmente no que diz respeito ao
reconhecimento do direito dos jovens e adultos e o dever do município em oferecer educação para a
 população não escolarizada. Hoje já se reconhece que o campo de atuação desse segmento incorpora tanto as perspectivas da educação popular e as lutas sociais __ tais como direito ao trabalho, moradia, transporte e emprego__ quanto às manifestações sócio-culturais que caracterizam as diversas comunidades que configuram a etnografia da cidade do Salvador.

Transformar a escola num espaço agregador das práticas sociais , inspirada na concepção de educação com
 qualidade social, fortalece os processos educativos voltados para a Educação de Jovens e Adultos como
 segmento que reafirma o direito dos jovens e adultos a compartilhar com os educadores da gestão do ensino como princípio norteador à formação para o exercício da cidadania.

PARA LER MAIS: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-cenap/publicacoes/reflexoes%20sobre%20a%20evasao%20escolar%20da%20eja.pdf

13 de set. de 2011

MENSAGEM: O AMIGO

4 de set. de 2011

7 DE SETEMBRO DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência. D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.

O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.
Este texto foi retirado do site smartikids.
Para ler mais, clique no link: SMARTIKIDS





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26 de ago. de 2011

Parabéns Campo Grande, Cidade Morena.




Hoje 26 de Agosto de 2011, a Cidade Morena "Campo Grande", capital do estado do Mato Grosso do Sul estará completando 112 anos.

Campo Grande foi fundada por José Antonio Pereira, que estava a procura de gleba da qual pudesse apossar com sua gente. Assim, no dia 21 de junho de 1872, acampou nas terras onduladas da Serra de Maracajú, na confluência dos córregos Prosa e Segredo – hoje Horto Florestal.José Antonio Pereira, seus familiares e amigos muito contribuiram para o crescimento da cidade Morena.
O povoado de Campo Grande cresce e prospera com o comércio de gado, proporcionado pelo estabelecimento da fazendas de criação em suas imediações e nos campo limpos de Vacarias. Torna-se um centro de comercialização de gado, de onde partiam comitivas conduzindo boiadas para o Triângulo Mineiro e o Paraguai.
Outro fator de progresso para Campo Grande e para o Estado de Mato Grosso, foi a chegada da Estrada de Ferro da Noroeste do Brasil, em 1914. foi o marco decisivo para o crescimento da cidade, que tornou-se ainda, a capital do estado do Mato Grosso do Sul.
Campo Grande ocupa posição privilegiada geograficamente, ou seja, está localizada no centro do Estado, eqüidistante de seus extremos norte, sul, leste e oeste; está também localizada sobre o divisor de águas das bacias dos rios Paraná e Paraguai, o que facilitou a construção das primeiras estradas que até aqui chegaram ou que daqui partiram. Esta posição em muito contribuiu para que se tornasse a grande encruzilhada ou pólo de desenvolvimento da vasta região.
Graça a seu solo avermelhado e seu clima tropical, a cidade é carinhosamente chamada de “Cidade Morena”, possui uma boa estrutura, com ampla rede hoteleira, bons restaurantes com variados pratos típicos. É por Campo Grande que começa toda aventura turística dos que se propõem a conhecer o Pantanal.

Parabéns Campo Grande, Cidade Morena.

17 de ago. de 2011

DE ONDE VEM O PAPEL?