31 de ago. de 2009
PEP 3º QUINZENA - 3º BIMESTRE
IDENTIFICAÇÃO
Escola Municipal Profª Iracema Maria Vicente
Professor: Meriely Lopes Alves da Nóbrega
Ano de atuação: 1º ano
Turma: B
Tempo de duração: 3ª Quinzena do 3° Bimestre (2009)
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM:
AA1, AA2, AA3, AA4 e AA5.
TEMÁTICA DE ESTUDO:
Alunos do 1º Ano: construtores de sua própria de cultura
PROBLEMATIZAÇÃO:
O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
considerando tais afirmativas, vamos pensar: Mas o que está por trás de cada manifestação cultural construída socialmente? Que fatores colaboram na construção dos costumes individuais?
E mais: Podemos construir sozinhos saberes culturais?
CONTEÚDO:
AA1 - GEOGRAFIA:
História de Campo Grande ( Profissões, meios de transporte e Meios de comunicação utilizados em Campo Grande).
AA1 - LÍNGUA PORTUGUESA:
Segmentação.
Textos narrativos: lendas e fábulas.
Textos informativos: Gráficos e tabelas.
AA2 - CIÊNCIAS:
Alimentação saudável.
AA2 - LÍNGUA PORTUGUESA:
Uso de pontuações.
Medida de tempo: calendário, hora, dia (manhã, tarde, noite) semana, mês e ano
AA2 - MATEMÁTICA:
Percepção do valor posicional dos algarismos.
Situações-problema envolvendo trocas no sistema monetário brasileiro
AA3 - LÍNGUA PORTUGUESA:
Palavras, frases, e textos coletivos e individuais.
AA3 - MATEMÁTICA:
Produção da leitura dos números naturais.
Identificação de regularidades na seqüência numérica, para nomear, ler escrever, compara e ordenar.
Leitura e escrita dos números da ordem das dezenas simples.
AA4 - LÍNGUA PORTUGUESA:
Nome e sobrenome.
AA4 - MATEMÁTICA:
Situações-problema, envolvendo as idéias da adição, subtração e idéias multiplicativas (juntar quantidades iguais). Tabela simples, listas e gráficos de barras.
Formas geométricas planas, círculos, quadrados e retângulos
AA5 - HISTÓRIA:
Brinquedos e brincadeiras %u2013 preferências.
AA5 - LÍNGUA PORTUGUESA:
Nome de pessoas da família, da professora e da escola.
Relação fonema/grafema.
Ordenação.
AA5 - MATEMÁTICA:
Agrupamentos em outras bases.
OBJETIVO GERAL
Promover através das tecnologias, pesquisa e interatividade, a valorização da cultura e dos costumes folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser construído e preservado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
AA1 - Geografia:
Diferenciar as noções temporais, quem nasceu antes, quem nasceu depois, o que mudou, por que mudou.
AA1 - História:
Respeitar as diferenças valorizando o modo de ser de cada um.
AA1 - Língua Portuguesa:
Análise - localizar palavras nos textos memorizados.
AA2 - Ciências:
Compreender a importância de uma alimentação saudável.
AA2 - Língua Portuguesa:
Escrita - escrever listas de palavras e títulos estabelecendo a relação letra/som.
AA2 - Matemática:
Contar elementos em diferentes situações.
AA3 - Ciências:
Desenvolver atitudes de observação e investigação.
AA3 - Língua Portuguesa:
Leitura - identificar personagens e fatos de um texto lido.
AA3 - Matemática:
Reconhecer e ler os números naturais.
AA4 - Geografia:
Compreender a relação desse espaço com o trabalho, com a família, com os demais sujeitos sociais, com os colegas, com uma determinada instituição, com os funcionários da escola, entre outros.
AA4 - Língua Portuguesa:
Leitura - localizar informações explícitas em textos diversos (contos, histórias em quadrinhos, bilhetes, poemas, receitas e outros).
AA5 - História:
Compreender a relação entre fatos históricos.
AA5 - Língua Portuguesa:
Oralidade - representar oralmente histórias ouvidas.
AA5 - Matemática:
Resolver problemas expressos por situações orais, textos e representações matemáticas.
METODOLOGIAS E SUAS TECNOLOGIAS
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Desenvolver atividades lúdicas com jogos, brincadeiras e cantigas de roda, organizando os alunos com diferentes estratégias (individual, em grupos, em círculo, sentados no chão ou na cadeira).
Leitura textos de diferentes gêneros textuais;
Montagem de um livro com atividades desenvolvidas durante o bimestre.
Pesquisar sobre a história de nossa cidade.
Pesquisas de manifestações da cultura brasileira.
Produzir listas, frases e textos individuais e coletivos;
Propor resolução de problemas matemáticos utilizando materiais concretos como tampinhas de garrafa, palitos, canudos entre outros.
Realizar atividades diárias de higiene;
Realizar pesquisas e coletas de dados para montagem de gráficos e tabelas;
Realizar visitas a bibliteca para pesquisar e ouvir histórias.
Resolver atividades no ambiente virtual utilizando fermentas como Word, PowerPoint, Softwares e Flash, buscando desenvolver a leitura e a escrita, relacionadas aos conteúdos a serem trabalhados durante o bimestre.
Rodas de leitura e conversa analisando textos lidos pela professora;
Utilizar vídeos como recurso para enriquecer os conteúdos trabalhados.
PROCESSO AVALIATIVO
A avaliação será realizada através da observação, considerando as atitudes e comportamentos dos alunos, bem como seu interesse e participação.
Registrar os aspectos observados em planilha e caderno de registros. Aplicar Avaliação Diagnóstica ao final do Bimestre, buscando respaldar dados observados e registrados na planilha.
FONTES DE PESQUISA
Àlbuns do picasa;
Blog_Cantinho da Prof. Mériely
Livros didáticos e pára-didáticos da Biblioteca da Escola;
Internet (http://www.sol.eti.br, www.smartkids.com.br; www.canalkids.com.br)
Marcadores:
Escola de Tempo Integral _ETI
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá amiga,
você como sempre é maravilhosa.como vc sabe,adorooooo tudo q vc faz..quando eu crescer quero ser igualzinha a vc ..kkk
beijocas
great post to readhelpful site check my blogthis page check my blogcheck my blog
Postar um comentário