8 de out. de 2009
Escola de Tempo Integral - PLANO DE ENSINO 4º BIMESTRE
Escola Municipal Profª Iracema Maria Vicente
Professor: Meriely Lopes Alves da Nóbrega
Ano de atuação: 1º ano
Turma: B
Tempo de duração: 4° Bimestre (2009)
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM:
AA1, AA2, AA3, AA4 e AA5.
TEMÁTICA DE ESTUDO:
MEIO AMBIENTE: CONHECER PARA PRESERVAR
PROBLEMATIZAÇÃO:
Entendemos que é na infância que se desenvolvem hábitos saudáveis e se estabelece padrão de comportamento baseados em valores morais e sociais. Assim, surge a intenção de desenvolver em nossos alunos ações e posturas responsáveis e saudáveis, seja junto à natureza, em suas casas ou mesmo na comunidade onde vivem.
REFLEXÃO TEMÁTICA
"Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida".
(Herbert de Souza, o Betinho)
O que podemos fazer para cuidar melhor do nosso planeta e conseqüentemente termos uma melhor qualidade de vida?
CONTEÚDO:
GEOGRAFIA:
Diferenças culturais em espaços específicos.
O trânsito.
HISTÓRIA:
O tempo em nossa vida.
LÍNGUA PORTUGUESA:
Textos informativos: Gráficos e tabelas.
Textos publicitários: cartazes, folhetos e folders.
Textos descritivos: imagens, lugares, objetos, pessoas, animais.
Segmentação.
Uso de pontuação.
Palavras, listas e textos coletivos e individuais.
Relação fonema/grafema.
Nome e sobrenome.
Rimas.
CIÊNCIAS:
Vida e ambiente: preservação e cuidados com o meio ambiente.
Dengue (prevenção, sintomas). Vacinas. Drogas
MATEMÁTICA:
Medida de tempo: calendário, hora, dia (manhã, tarde, noite) semana, mês e ano.
Agrupamentos em outras bases.
Sólidos geométricos: esfera, cilindro, cubo e paralelepípedo.
Situações-problema, envolvendo as idéias da adição, subtração.
Situações-problema envolvendo trocas no sistema monetário brasileiro
Tabela simples, listas e gráficos de barras
Leitura e escrita dos números da ordem das dezenas simples.
OBJETIVO GERAL
Acreditando que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e auxiliadora no processo de construção de conhecimento, verifica-se a necessidade de ampliar as noções já elaboradas das crianças sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas, pois a gente só protege e cuida daquilo que conhece e ama.
Assim, temos como objetivo principal, buscar formar o senso crítico na criança, estimulando-a a retirar da natureza somente o que é necessário para sua sobrevivência, mostrando que o meio ambiente não pertence a elas, mas que elas estão inseridas nele e que cuidados importantes promovem qualidade de vida para todos os seres vivos.
METODOLOGIAS E SUAS TECNOLOGIAS
A metodologia utilizada durante o bimestre se valerá de pesquisas em sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, software educativo, trabalhos artísticos e lúdicos relacionados à preservação ambiental, desperdício da água, lixo e reciclagem.
Problemas que afetam nosso planeta. Falar sobre os desmatamentos, queimadas e atos de vandalismo na natureza, como poluição do solo e da água e despertar na criança a consciência de preservação, indo além do não poluir, mas chamando atenção para atitudes erradas de quem ainda precisa de ajuda.
Assistir o vídeo: SOS O Planeta pede vida! http://www.youtube.com/watch?v=5JCj2H2Olbc
Introdução do tema: Na Roda, discutir sobre os problemas que afetam o Planeta Terra
Visitas técnicas e aulas passeios em locais como Águas Guariroba, CRAS etc.
Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la.
Trabalhar com músicas, interpretando-as oralemnte, com gestos, escritas ou desenhos.
Realizar visitas a bibliteca para pesquisar e ouvir leitura de textos.
Desenvolver atividades lúdicas com jogos, brincadeiras e cantigas de roda, organizando os alunos com diferentes estratégias (individual, em grupos, em círculo, sentados no chão ou na cadeira).
Resolver atividades no ambiente virtual utilizando fermentas como Word, PowerPoint, Softwares e Flash, buscando desenvolver a leitura e a escrita, relacionadas aos conteúdos a serem trabalhados durante o bimestre.
Propor resolução de problemas matemáticos utilizando materiais concretos como tampinhas de garrafa, palitos, canudos entre outros.
Utilizar vídeos como recurso para enriquecer os conteúdos trabalhados.
Realizar pesquisas e coletas de dados para montagem de gráficos e tabelas;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Leitura textos de diferentes gêneros textuais;
Realizar rodas de conversa, a fim de refletir e discutir problemas ambientais.
Utilizar a internet como fonte de pesquisa nos estudos relacionados ao meio ambiente, água, animais, plantas e o lixo.
Visita a locais específicos para pesquisa de campo e realização de experiências.
Busca de informações junto aos pais e familiares.
Realização de ações individuais e coletivas com resultados construtivos, na utilização da água e cuidados ambientais.
Trabalhos com escolha, independência, autonomia, promovendo a auto-estima.
Aapresentação artística com a música Herdeiros do Futuro.
confeccão de Folders de conscientização dos cuidados com o meio ambiente.
Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente.
Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/ que trata da questão da preservação do meio ambiente.
Conversa dirigida a respeito de história lidas: interpretações, opiniões, o que eles entende por meio ambiente; a situação atual deste meio.
Leitura delivros infantis que trate da questão do meio ambiente. Por exemplo, "Iara e a Poluição das Águas" e "Caça ao Tesouro". Ambos da Editora Moderna.
Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
Confecção de cartazes.
Estudos sobre a Reciclagem. O que é reciclagem? Quais matérias podemos reciclar? Por que devemos reciclar? Conscientização
Estudos sobre o Lixo. O que é lixo? Tipos de lixo ( seco e orgânico) e sua separação. Coleta de lixo e armazenamento
Fiscal da água: Cada dia um aluno ficará responsável pela fiscalização de como os colegas estão utilização a água na escola.
Estudos sobre a Água. Onde encontramos? Para que utilizamos? De que formas podemos encontrá-la?
Conseqüências de sua poluição. Conscientização contra o desperdício e pela preservação.
PROCESSO AVALIATIVO
A avaliação será feita durante o processo, através da participação do
aluno, produções feitas por ele e pela observação do seu desempenho e interesse.
Observar ainda, se os alunos estão aprendendo a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importante ao longo de nossas vidas.
Registrar os aspectos observados em planilha e caderno de registros. Aplicar Avaliação Diagnóstica ao final do Bimestre, buscando respaldar dados observados e registrados na planilha.
FONTES DE PESQUISA
ANDRADE Tânia e JERONIMO, Valdith. Meio Ambiente: lixo e educação Ambiental. João Pessoa: Ed. Grafset,
2004.
Documento oficial do Ministério do Meio Ambiente: Projeto Vamos cuidar do Brasil - Mudanças Ambientais Globais
sites:
http://www.sol.eti.br/infantil/inicio_alfabetizacao.html
http://www.youtube.com/watch?v=5JCj2H2Olbc
http://www.abcdaecologia.hpg.ig.com.br/
http://www.ate.com.br/agua/
http://www.amigodaagua.com.br/
http://www.biologo.com.br/meioambiente/sites.html
http://www.recicloteca.org.br/Default.asp
http://iguinho.ig.com.br/jogos.html
http://www.tvcultura.chttp://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=meio ambiente&pagina=1
http://www.apremavi.org.br/noticias/apremavi/536/atividades-educativas-e-praticas-na-semana-do-meio-ambiente
Marcadores:
Planejamento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Olá, parabéns pelo seu blog. Gostei muito dos posts, organizados e muito utéis.
Quando puder dá uma passadinha para conhecer o meu blog, será uma grande alegria: www.professoraiclea.blogspot.com
Oi Professora sou estagiaria da Escola Iracema Maria Vicente e achei seu blog por acaso, adorei, estou me formando esse ano e me ajudou muito .. beijosss
Parabéns colega de profissão , seu blog é 100! Eu também trabalho com uma turma de "tempo imtegral",porém, uma turma multiseriada, amei o que encontrei aqui!
Thau... Vânia Martins
Governador Valadares MG
Parabéns seu blog me ajudou,estou trabalhando em escola integral e fiquei meio perdida e me ajudou muito é 1.000...Aline
Esta sem duvida de parabéns... adorei este blog está muito interessante. E uma vez que é sobre educação deixo aqui uma sugestão Jogos Infantis ou ainda Jogos Educativos contribuindo para a educação das crianças e dos do seu divertimento.
Postar um comentário